Barman ou Mixologista?

Então, qual é o título adequado para alguém atrás de um bar? É um barman ou mixologista? Existe alguma diferença?

Ao longo dos últimos anos, o termo “mixologista” tem sido utilizado com mais freqüência do que nunca antes na história do bartending, mas a mixologista é apenas uma fantasia? O mixologista é nome científico para barman? Tecnicamente, sim, mas há uma diferença geralmente aceita entre os dois cargos e os dois são muitas vezes utilizados de forma intercambiável. Ainda confuso?

O Mixologista executa a mixologia (estudo das misturas) e barmans trabalham efetivamente no bar com os clientes. Na indústria, tendemos a pensar que um mixologista é como alguém que estuda e ajuda a desenvolver o campo de bartending, criando cocktails inovadores que mundo nunca viu se divertindo e aperfeiçoando a técnica da produção de coquetéis herdadas de barmans ao longo da historia: uma espécie de historiador e barman numa só pessoa. Mixologistas são conhecidos por fazerem um nome para si na literatura da coquetelaria e atuam muitas vezes na indústria de bebidas como consultores. Considerando que o nome “barman” evoca imagem de uma pessoa do povo que pode servir rapidamente e facilmente 30 clientes num balcão de bar, conhece todas as bebidas populares e tambem encantar com suas próprias criações, tudo isso ao mesmo tempo mantendo um bar lotado feliz, animado e aconchegante.

Esses termos são apenas estereótipos pois há muitos bons profissionais de bar que poderiam figurar em ambas as categorias citadas tanto como mixologistas como otimos barmans,  muitos se especializam em um ou outro. Nenhum deles é superior ou “melhor que o outro”, cada um tem seus próprios méritos e assim continuamos o debate na comunidade de bartending profissional.

De fato, muitos profissionais por trás do balcão são contra o uso de “mixologia” da mesma forma que os mixologistas se entitulam pós-graduados em bar service, será que dominam a técnica com maior maestria que os grandes mestres barmans dos anos 70 e que até hoje estão na ativa?

O que você pensa? Um mixologista é simplesmente um título supervalorizado para um barman ou há uma distinção legítima entre os dois?

Sem comentários

Comente

  • Facebook