Etiqueta in bar

Atendendo a alguns pedidos nos inspiramos em escrever um post sobre um assunto muito pouco lembrado entre os prestadores de serviço de bar para eventos – A Postura e etiqueta.

O serviço de bar tem se popularizado e ganhado força ao longo dos anos, devido a esse crescimento excessivo já se torna escasso o barman profissional que conheça da profissão e tenha vivencia real em servir bem, atender, saiba se portar nos mais variados locais e acima de tudo, satisfazer as necessidades dos clientes. O barman é um serviçal como todos os demais e deve se portar como tal, o bom barman é aquele que sabe mesclar o bom serviço, o conhecimento técnico e a alegria que a profissão proporciona.

Abaixo citamos 10 regras indispensáveis ao Barman prestador de serviço em eventos.

1 – Ao chegar no local, o barman deve procurar o responsável pelo evento se apresentar pelo nome e colocar os seus serviços a disposição;
2 – Quando preparar a “Miss en place” do bar, já deve estar uniformizado, deve executar as tarefas de forma discreta, sem falar alto e de forma organizada, sem atrapalhar o espaço de trabalho dos outros fornecedores;
3 – Quando iniciar o serviço manter-se na sua estação de trabalho, com postura ereta, sempre atento ao salão onde se encontram os convidados. O Barman nunca deve estar de costas onde estiverem os clientes e deve evitar conversas paralelas;
4 – Quando for abordado por um cliente, deve sorrir discretamente, e atende-lo prontamente, apresentando-lhe as especialidades oferecidas. Evite conversas longas e jamais demonstre intimidade ou alguma pretensão;
5 – Quando elaborar um drink, procure faze-lo de maneira discreta, de forma rápida e eficiente. Ao entregá-lo ao cliente sorria e tente saber se está ao gosto;
6 – Sirva os drinks da forma correta, nunca “invente” receitas e procedimentos. Sempre siga os padrões de coquetelaria, sirva no copo correto e nunca deixe de entregar com um guardanapo;
7 – Nunca coma ou utilize as dependências de convidados, nem mesmo se for autorizado pelo responsável;
8 – Ao despedir-se do cliente, agradeça e convide-o a voltar e provar outros drinks;
9 – Ao fechar o bar, nunca o faça com clientes no ambiente, o ultimo cliente é tão importante quanto o primeiro;
10 – Ao finalizar os trabalhos, procure o responsável, seja cordial e breve na despedida e agradeça pela oportunidade que nos foi proporcionada.

Sigam, exercitem a cordialidade e o bom atendimento. O resultado sempre compensa.

Rodrigo Marcusso
Bar & Barman
www.barebarman.com.br

2 comentários

  1. Etiqueta in bar

    Muito bom artigO! amei….

  2. Etiqueta in bar

    Obrigado tava memu precisando gostei…

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